Alguns suplementos à base de ervas podem conter produtos farmacêuticos perigosos

0
46

“Estes produtos eram comumente comercializados para aumento sexual, perda de peso ou ganho de massa muscular”, escrevem os autores.”Os adulterantes mais comuns foram sildenafil para suplementos sexuais, sibutramina para suplementos de perda de peso e esteróides sintéticos ou ingredientes semelhantes a esteróides para suplementos de construção muscular.

Os suplementos dietéticos são uma indústria em expansão: supostamente, mais de 50% dos adultos dos EUA recebem suplementos, e a indústria gera bilhões de dólares de receita por ano. Infelizmente, os suplementos não são testados pela FDA antes de serem colocados no mercado. Legalmente, eles são considerados “alimentos”, então eles não se enquadram nos regulamentos mais estritos para medicamentos, que devem demonstrar estudos de eficácia e efeitos colaterais antes de serem divulgados ao público. Suplementos podem ser comercializados junto ao público sem qualquer teste, embora a FDA os teste após a venda, assim como faz para alimentos.

Presumivelmente, a maioria das pessoas que tomam suplementos dietéticos está tomando-os como uma alternativa aos produtos farmacêuticos, acreditando que eles são um remédio “natural”. No entanto, sem o seu conhecimento, as pessoas podem estar ingerindo drogas perigosas – em alguns casos, drogas que foram recolhidas devido a sérios efeitos colaterais.

Por exemplo, pessoas que têm a impressão de estar aumentando a massa muscular com ingredientes naturais podem estar ingerindo esteróides sintéticos, conhecidos por causar ataques cardíacos, danos nos rins e danos ao fígado, além de alterações hormonais e acne.

Da mesma forma, as pessoas que tomam remédios à base de ervas para a perda de peso, elas podem estar ingerindo sibutramina – que, sob a marca Meridia, foi retirada dos mercados da UE e dos EUA em 2010 devido a seus conhecidos riscos de derrame e ataque cardíaco; (Meridia também foi encontrado como sendo apenas mais eficaz do que o placebo para perda de peso). Assim como o inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS) fluoxetina (comercializado como o antidepressivo Prozac), que igualmente foi detectado em suplementos de perda de peso; e os autores observam que isso pode levar a pensamentos suicidas, sangramento anormal e convulsões.

Além disso, os homens que acreditam estar tomando um remédio herbal para a disfunção erétil podem na verdade estar ingerindo sildenafil (nome comercial Viagra), que é um vasodilatador conhecido por causar ataques cardíacos, derrame cerebral, perda de visão e perda auditiva. Além disso, um ISRS não aprovado chamado dapoxetina também foi detectado nesses tipos de suplementos.

Segundo os autores, outros suplementos “foram comercializados para ajudar em várias condições, incluindo dor nas articulações, dor muscular, osteoporose, câncer ósseo, problemas de sono, gota e saúde da próstata”. Estes tipos de suplementos continham uma variedade de produtos farmacêuticos, porém mais comumente incluiu diclofenaco, que é um antiinflamatório não esteroidal, e dexametasona, um esteroide antiinflamatório.

O estudo atual descobriu que, entre 2007 e 2016, a FDA identificou 146 empresas diferentes que vendem suplementos de ervas com ingredientes farmacêuticos ativos, por isso não é apenas um incidente isolado ocorrendo em algumas empresas. Em vez disso, isso parece ser um problema generalizado – e os pesquisadores descobriram que na verdade está se tornando pior: mais produtos têm sido identificados nos últimos anos. Além disso, muitas das empresas foram advertidas repetidas vezes pela FDA quanto a essas violações – depois do que às vezes mudavam os ingredientes para um produto farmacêutico não aprovado diferente.

“Esses produtos continuam a ser vendidos e são potencialmente perigosos, mesmo após as advertências da FDA”, escrevem os autores.”

Os pesquisadores também descobriram que 157 dos suplementos continham mais do que um ingrediente farmacêutico, e alguns continham até 6 produtos farmacêuticos diferentes. Como esses ingredientes podem interagir uns com os outros, esse é um problema particularmente perigoso.

Mas quão perigosa é a adição de pequenas quantidades de ingredientes farmacêuticos?

De acordo com os pesquisadores do Departamento de Saúde Pública da Califórnia, “o uso de suplementos dietéticos foi associado com 23.000 visitas ao setor de emergência e 2.000 hospitalizações nos Estados Unidos a cada ano. Eventos adversos graves relatados com o uso de suplementos dietéticos incluem acidente vascular cerebral, lesão hepática aguda, insuficiência renal, embolia pulmonar e morte.

Em um comentário feito a pedido no JAMA Network Open , Pieter A. Cohen, MD, escreve que esse problema é “negligência do dever” por parte da FDA. Cartas oficiais de advertência foram enviadas para apenas sete das 156 empresas. Menos da metade dos suplementos identificados pela FDA estavam, na verdade, sujeitos a um recall, e mesmo isso era considerado um “recall voluntário” – significando que a FDA não o tornava obrigatório. A maioria dos suplementos permanece à venda sem um marcador claro que os identifique como potencialmente perigosos.

A equipe de pesquisa de Cohen identificou separadamente dois “estimulantes experimentais” em suplementos de perda de peso, e ele escreve que embora eles tenham informado a FDA, essa agência reguladora ainda tem que emitir advertências ou mesmo notificar o público.

Cohen pede que a FDA use mais agressivamente seus avisos e advertências ao público para informar a população e regular as empresas ofensivas. Ele também sugere que o Congresso poderia reformar a Lei de Saúde e Educação de Suplementos Alimentares de 1994, para que as empresas sejam obrigadas a registrar seus ingredientes na FDA antes de vender suplementos aos consumidores.

****

Tucker, J., Fischer, T., Upjohn, L., Mazzera, D., & Kumar, M. (2018). Unapproved pharmaceutical ingredients included in dietary supplements associated with US Food and Drug Administration warnings. JAMA Network Open, 1(6), e183337. doi:10.1001/jamanetworkopen.2018.3337 (Link)

 Cohen, P. A. (2018). The FDA and adulterated supplements—Dereliction of duty. JAMA Network Open, 1(6), e183329. doi:10.1001/jamanetworkopen.2018.3329 (Link)

Deixe uma resposta