Fórum na Internet para a Retirada das Drogas Psiquiátricas Fornece Novas Percepções

Após 15 anos, a fundadora do SurvivingAntidepressants.org, Adele Framer, partilha o que aprendeu sobre a ciência da abstinência dos medicamentos psiquiátricos.

0
391

Um novo artigo publicado na revista Therapeutic Advances in Psychopharmacology revela como a Internet, e o website SurvivingAntidepressants.org em particular, se tornou a principal fonte de informação para a retirada de medicamentos psiquiátricos. O website criou um espaço virtual para o apoio de pares e aconselhamento para o afilamento da medicação, onde milhares de indivíduos com sintomas de abstinência de medicamentos psiquiátricos encontraram ajuda, quando os seus prestadores de cuidados de saúde não podem atender às suas necessidades.

Adele Framer, a autora, é a fundadora do website e do espaço virtual de apoio chamado de SurvivingAntidepressants.org. Ela é também conhecida pelo seu pseudônimo, Altostrata. Framer foi previamente entrevistada por Mad in America – entrevista publicada no MIB – sobre a sua experiência de vida com os sintomas prolongados de abstinência (PWS) após a descontinuação da medicação psicotrópica.

“Aos 50 anos de idade”, escreve Framer, “gozando de excelente saúde física, receitaram-me 10mg de paroxetina para estress laboral, após o que desenvolvi disfunção sexual, anestesia emocional, e após alguns anos, desmotivação. Depois de uma desastrosa mudança psiquiátrica para escitalopram, procurei conselhos para o afilamento … Não recebendo nenhum, em 2004, deixei de tomar paroxetina durante algumas semanas. Sem paroxetina, experimentei inicialmente hipomania, suor, e sensação eléctrica ‘zapping cerebral’, este último continuando durante vários meses. Após várias semanas, o meu padrão agudo de sintomas de abstinência mudou para outros sintomas estranhos, entre eles desorientação, despersonalização, insônia, intolerância à luz e ao calor, indigestão, palpitações e mal-estar, pontuado por episódios de choro espontâneo, ataques de puro terror, ou mergulhos repentinos em ‘buracos negros’ onde sentia um enorme pavor… Não parecia uma ‘recaída’ “.

Framer não está sozinha. Estima-se que metade dos indivíduos que interrompem a medicação psiquiátrica experimentam sintomas de abstinência. No entanto, estes sintomas são muitas vezes mal diagnosticados como sendo uma perturbação funcional ou “recaída” de uma doença mental. Acredita-se que os sintomas de abstinência resultam de adaptações neurofisiológicas induzidas por drogas e podem ser refreados com um cronograma lento e gradual, em vez de uma súbita cessação da droga.

No entanto, a informação sobre o afilamento e a lenta descontinuação das drogas psicotrópicas é difícil de se obter, razão pela qual há atrás Framer começou o site SurvivingAntidepressants.org.

“As pessoas que têm problemas que não são bem compreendidos pela medicina procuram respostas na Internet”, ela explica.” Gostaríamos muito de nos referir a profissionais médicos com conhecimentos, mas os membros do website não os têm conseguido encontrar”.

Framer relata o que aprendeu com a comunidade online ao longo dos anos:

  • Pessoas de todos os estratos sociais solicitam assistência para o afilamento de todos os tipos de medicamentos psiquiátricos. Contudo, SurvivingAntidepressants.org surgiu devido a que quem estava tomando medicamentos psiquiátricos (um em cada seis adultos dos EUA), 95% estavam/estão em antidepressivos.
  • Diferenciar a “recaída” dos sintomas de abstinência requer escuta e paciência. Os sintomas emocionais de abstinência podem ser confusos. Mas Framer salienta que os sintomas emocionais de abstinência aguda são repentinos, ao contrário de uma recaída que é gradual. Os pacientes descrevem frequentemente os seus sentimentos de abstinência como “novos ou excepcionalmente graves”. Por exemplo: “Nunca tinha sentido isto antes”. Causando sensações eléctricas no cérebro, frequentemente descritas como “zaps”, entre outras condições fisiológicas, incluindo tonturas, dores, náuseas e insônias.
  • O processo de afilamento também deve levar em conta os medicamentos mais complicados para o processo, em particular, os antipsicóticos e a paroxetina.
  • Muitas vezes o que torna desafiador todo o processo são as reações adversas e a polifarmácia. Estes fatores tornam difícil determinar qual a droga está causando cada sintoma. De fato, existem inúmeras narrativas em SurvivingAntidepresants.org que recordam as dificuldades com as cascatas de prescrição, reações adversas a drogas e com as interações medicamentosas.

“Muitos que vêm ao site para obter ajuda com a síndrome de afinamento ou de abstinência parecem também sofrer reações adversas, tais como insônia, disfunção sexual, agitação e reações alérgicas”, escreve ela. “Embora estivessem infelizes com os medicamentos, estas pessoas foram aconselhadas a continuar a tomá-los para benefício terapêutico, e assim o fizeram, durante anos”.

  • -Os sintomas de abstinência indicam instabilidade neurológica, necessitando de mais cautela quando os profissionais consideram novos medicamentos ou dosagens de melhoria.
  • Nunca se pode saltar as doses programadas no processo de retirada.

“Qualquer paciente corre o risco de apresentar sintomas psicotrópicos de abstinência e o agravamento do seu estado de saúde devido aos efeitos adversos não reconhecidos, e os sintomas de abstinência podem ser muito fortes. Os doentes precisam de médicos prescritores que revejam as suas suposições e práticas para o bem dos nossos sintomas nervosos”, argumenta Framer.

O artigo de Framer, “O que aprendi ao ajudar milhares de pessoas a afilar os antidepressivos e outros medicamentos psicotrópicos”, e o seu Website abrem portas para os clínicos compreenderem melhor como entender a retirada de medicamentos psicotrópicos. O seu trabalho também dá uma autoridade científica única e poderosa à experiência viva daqueles que tenham visitado SurvivingAntidepressants.org em busca de conselhos e sabedoria comunitária quando os canais mais formais não têm as respostas para ajudar.

****

Framer, A. (2021). What I have learned from helping thousands of people taper off antidepressants and other psychotropic medications. Therapeutic Advances in Psychopharmacology11, 2045125321991274. (Link)